Categoria Notícia
Beltrame é questionado sobre a insegurança em Queimados e sai pela tangente
26 Março, 2016

Na Audiência Pública que discutiu o orçamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o deputado estadual Zaqueu Teixeira (PDT) questionou asperamente o secretário José Mariano Beltrame sobre o aumento de 400% no índice de criminalidade em Queimados. Acuado, pois não estava com os dados em mãos, Beltrame rebateu afirmando que na época em que Zaqueu foi Chefe da Polícia Civil os números de homicídios eram maiores.
Zaqueu não se deixou intimidar, e deu exemplo de como a insegurança está grande no município. “Os médicos do Posto de Saúde da Pedreira se recusavam a trabalhar como medo, não tem policiamento no Centro, os bandidos das comunidades com UPPs invadiram a Baixada. Eu estou cansado de pedir mais policiamento para minha cidade e o senhor não resolve. O senhor é o secretário e tem obrigação de prover a segurança”, enfatizou.
O parlamentar também lembrou que quando foi Chefe da Polícia Civil as condições eram outras: não havia uma política de polícia pacificadora implantada, o orçamento da Segurança Pública era pelo menos 10 vezes menor, além de ele ter chefiado a Polícia Civil – cargo de gerenciamento apenas da instituição – por apenas nove meses. Ao contrário de Beltrame que já ocupa o cargo de gestor máximo da Segurança Pública do Estado há nove anos e tem sob seu comando a Polícia militar que contratou 18.000 novos PMs e a polícia civil.
É bom lembrar que enquanto foi Chefe da Polícia Civil Zaqueu Teixeira conseguiu prender um dos maiores traficantes do estado, Elias Maluco. O que, além de por na cadeia o responsável pelo assassinato bárbaro do jornalista Tim Lopes, deu um golpe certeiro na hierarquia do tráfico na cidade.

“O secretário Beltrame tem esse hábito. Quando as coisas não estão dando certo, a culpa é sempre do outro. Ora da Educação, ora da Assistência Social e nunca é dele. Mas ele é o secretário de Segurança Pública e precisa prover mais segurança para os cidadãos”.
O embate com Beltrame gerou uma participação do deputado, ao  vivo, no jornal do SBT Rio e foi pauta de vários veículos impressos.