Categoria Notícia
Comissão de Cultura e SEC trabalharão juntas para destravar ações
17 Abril, 2017

O deputado Zaqueu Teixeira (PDT), que preside a Comissão de Cultura da Alerj, reuniu-se com o secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, na manhã de terça-feira (11/04). O objetivo do encontro teve como pano de fundo as demandas recebidas pela Comissão, por meio das reuniões com os movimentos. “Primeiro quero agradecer a presença do secretário no seminário de gestores municipais, pois sua disposição em falar sobre a situação da cultura foi muito produtiva. E trago aqui as reivindicações que chegaram à Comissão. Este é meu papel, ser o interlocutor entre os diversos movimentos culturais e o Executivo”, afirmou o parlamentar.

Entre as questões discutidas, estava o funcionamento da Biblioteca Parque – fechada devido à crise. Lazaroni informou que está buscando parceria com a Secretaria de Educação para reabrir o equipamento, a ideia é remanejar professores que estejam afastados das salas de aulas, em readaptação, para atuarem na Biblioteca. “Estamos tentando esse caminho e até parceria privada”. Zaqueu apontou a possibilidade de criar parceria com a Fundação Santa Cabrini para empregar mão de obra dos presos em regime semiaberto.

Os outros temas da reunião foram alterações na Lei do Conselho, o que permitirá que as áreas que pediram representatividade possa ter cadeira; regulamentação do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura; alteração do decreto que regulamenta o desfile dos blocos carnavalescos para ser aplicado também nas rodas culturais; lançamento do edital para criação da comissão da Gastronomia, da Moda e a participação da Secretaria no grupo de trabalho para estudar o substitutivo proposto pelo INEPAC ao PL 1883/2016, que cria o sistema de proteção do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro, além da divulgação das inscrições para o Diploma Heloneida Studart de Cultura.

Todos os temas receberam respostas positivas do secretário. Ele explicou que a procuradoria da casa já está analisando a minuta que regulamenta o Fundo. E, além da divulgação do Diploma Heloneida nas redes da Secretaria, Lazaroni trabalhará para disponibilizar a Sala Cecília Meireles para a diplomação dos premiados.