Categoria Notícia
Comissões discutem peças religiosas do Museu da Polícia Civil
18 setembro, 2017

A Comissão de Cultura da Alerj realiza audiência pública, nesta terça-feira (19/09), às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo à Alerj, para discutir a situação das peças ligadas às religiões de matriz africana que estão no Museu da Polícia Civil do Estado Rio de Janeiro. A audiência foi proposta pelo deputado Zaqueu Teixeira (PDT), que preside a Comissão de Cultura, durante a reunião com o diretor do Museu da Polícia Civil, Dr Cyro Advincula, e o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), em junho.

Na ocasião, os parlamentares e Advincula conversaram sobre o possível destino para os objetos, uma vez que grupos religiosos defendem que as peças históricas sejam entregues a museus que tratem do tema.

De acordo com Zaqueu Teixeira, com a audiência pretende-se chegar a um consenso sobre o futuro das peças sem que haja conflitos entre as diversas partes interessadas. “Vamos debater para onde vão as peças se saírem do Museu da Polícia Civil, que diferença faz elas estarem neste ou naquele museu, de quem é a responsabilidade sobre os objetos e ouvir todas as partes envolvidas. O que sabemos até agora que elas estão sob a tutela da PCERJ desda a década de 30, que não há como identificar os locais de origem e que sua relevância neste momento é histórica e cultural. Ao final, esperamos chegar a um consenso”, disse o parlamentar.

Como grupos religiosos haviam procurado os parlamentares da Comissão de Direitos Humanos, Flávio Serafini e Marcelo Freixo, e Carlos Minc, da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos, os deputados então resolveram realizar o debate em conjunto.

Serviço

Ato – Audiência Pública
Tema – Situação do Acervo Sagrado Afro-Brasileiro no Museu da Polícia Civil
Data – 19 de setembro de 2017, às 10h
Local – Auditório Senador Nelson Carneiro – Rua Dom Manuel, S/N, Praça XV

Mais Recentes

Categoria Notícia

LEIS SANCIONADAS EM 2017

08 outubro, 2018

Categoria Notícia

Indio e Zaqueu Teixeira cada dia mais fortes em Queimados

25 setembro, 2018

Tags