Categoria Notícia
Governador receberá deputados da Comissão de Segurança para tratar da greve dos policiais civis
28 Março, 2017

Em mais uma tentativa de ter uma resposta às reivindicações dos policiais civis, que estão em greve há mais de 60 dias, haverá uma reunião com governador Luiz Fernando Pezão na próxima segunda-feira, às 11h, no Palácio Guanabara. O deputado Zaqueu Teixeira (PDT) e os demais membros da Comissão de Segurança Pública, receberam o chamado para o encontro durante a segunda audiência pública, realizada em 21 de março, para estabelecer um calendário para o pagamento do décimo terceiro salário e das horas extras, que estão atrasadas desde junho de 2015, dos policiais.

Como já havia acontecido na primeira audiência, em 13/03, o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, não compareceu para responder qual o planejamento do governo para pagar aos agentes, o que causou indignação no parlamentar.

“Quero deixar registrado o meu descontentamento com a ausência do secretário de Fazenda. Ele desobedeceu uma convocação, o que é crime de responsabilidade. Não quero punir o secretário, quero caminhar junto e buscar uma solução, mas ele se nega a comparecer quando o chamamos. Não podemos correr o risco de o movimento grevista se radicalizar, o que só prejudicará a sociedade. Precisamos de uma solução e esta tem que ser caseira. A expectativa é que o governador nos receba para dar uma solução”, afirmou.

Durante a audiência, o parlamentar lembrou que o Governo Federal repassou R$ 2,9 bilhões – no período Olímpico – para pagamento das forças de segurança. “Quero saber o que foi feito desse valor. Se ele não foi usado para pagamento dos agentes, o que foi feito? Só o secretário pode responder”.

Participaram da segunda audiência pública os representantes das entidades de classe da Polícia Civil: Fábio Neira, presidente da Colpol-RJ; Márcio Garcia, presidente do Sindpol-RJ; Marco Antônio, presidente da Appol; Denise Rivera, presidente da Aperj e Rafael Barcia, presidente do Sindelpol-RJ, Carlos Leba, chefe da Polícia Civil, o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, o subprocurador-Geral do Estado, Fernando Barbalho. E os deputados Martha Rocha (PDT), que preside a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, Paulo Ramos (PSOL), Gustavo Tutuca (PMDB) e Flávio Bolsonaro (PSC).