Categoria Notícia
Homenagem a uma mulher de luta
15 Março, 2018

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Queimados passará a chamar Dalva Ferreira Martins – Tia Dalva. É o que determina o Projeto de Lei 3889/2018, de autoria do deputado estadual Zaqueu Teixeira (PDT), que tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O parlamentar explicou que essa é uma forma de homenagear e reconhecer a importância de Tia Dalva, que faleceu no último dia 11 de março, para a luta pelo direito das mulheres da Baixada Fluminense, especialmente de Queimados.

“Tia Dalva foi uma pioneira na luta pelos direitos das mulheres da Baixada Fluminense, criando o grupo Movimento de Mulheres em Queimados para conscientizar a todas sobre a importância de se emponderar e lutar contra a violência doméstica, nada mais justo que batizar um equipamento de proteção às mulheres com o seu nome”, disse.

Em 2015, o parlamentar já havia homenageado Tia Dalva indicando-a ao Prêmio Leolinda Daltro. Após receber a comenda, Tia Dalva tornou-se a primeira mulher de Queimados a receber o Diploma ‘Mulher Cidadã’. Tia Dalva nasceu no interior de Minas Gerais, mas migrou para Queimados no final dos anos 50, onde constituiu família.

Vale lembrar que o Ceam é um equipamento do governo do Estado, que foi instalado em Queimados, em 2013, pelo então secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira.

Mais Recentes

Categoria Notícia

LEIS SANCIONADAS EM 2017

08 outubro, 2018

Categoria Notícia

Indio e Zaqueu Teixeira cada dia mais fortes em Queimados

25 setembro, 2018

Tags