Categoria Notícia
Parlamentares, médicos e Ministério Público se unem para salvar o Pedro Ernesto  
29 junho, 2016

Sensibilizar o Executivo, o Judiciário e o Legislativo para que priorizem o Hospital Universitário Pedro Ernesto(HUPE) na hora de investir os recursos, além de formar uma comitiva para ir à Brasília buscar solução para a crise que a unidade enfrenta, essas foram as algumas estratégias apontadas na reunião realizada, no Cremerj, na última segunda-feira para discutir a crise no HUPE. O deputado estadual Zaqueu Teixeira (PDT), que preside a Comissão de Representação do HUPE na Alerj informou aos presentes que já tem uma agenda pré-marcada com o governador Francisco Dornelles e que seria importante que tentassem ampliar o número de participantes do encontro.

“O Pedro Ernesto é prioridade máxima, pois é uma unidade que atende pacientes de todo o estado e é formador de novos profissionais. Já solicitei à Mesa Diretora da Alerj a liberação de R$ 10 milhões para melhorias na infraestrutura. São recursos emergenciais para a área do almoxarifado, onde os insumos e os medicamentos estão armazenados de forma inadequada, e para permitir que o hospital tenha um sistema de combate a incêndio”, afirmou. O parlamentar ainda aguarda a decisão da Alerj.

O diretor do HUPE, Edmar José Alves dos Santos, explicou que tem feito esforços para manter o hospital funcionando, mas a falta de repasses de verbas pelo governo do estado fez a crise se agravar a ponto de suspender cirurgias e não conseguir cumprir o acordo com fornecedores, que ameaçam romper com a unidade. “Se dois dos fornecedores pararem a prestação de serviço, o hospital fecha definitivamente”.

A reunião foi convocada pelo presidente do Cremerj, Pablo Vasquez. Além de Zaqueu Teixeira, participaram do encontro o diretor-geral do Pedro Ernesto, Edmar José Alves dos Santos, a procuradora do Ministério Público, Drª Denise da Silva Vidal, um representante da deputada federal Jandira Feghali, alguns médicos e a deputada Enfermeira Rejane.