O deputado estadual Zaqueu Teixeira (PDT) entrou com uma representação junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra a Prefeitura de Queimados. O objeto da peça é a licitação para compra de medicamentos, realizada em novembro de 2017. O parlamentar explicou que tomou a iniciativa devido às discrepâncias entre a licitação de 2015 e a do ano passado.
“Analisei os dois documentos e percebi que há remédios com aumento desproporcional. A Amoxicilina, por exemplo, um antibiótico muito conhecido, teve reajuste de 851%. O que não é concebível, pois o reajuste dado pela Anvisa para medicamentos controlados, no período, foi de cerca de 17%. Por que a gestão do município vai pagar um preço tão acima do praticado no mercado? Tem algo muito estranho e o Ministério Público precisa investigar o que é”, afirmou.
No documento entregue ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, Zaqueu Teixeira, além do reajuste de mais de 1000% para alguns produtos, em relação à licitação anterior, também aponta a quantidade de Aciclovir (medicamento indicado para o tratamento de Herpes) adquirida e o número de interessados como fatores que merecem a atenção do MPE e do TCE.
“Na licitação de 2015 haviam 15 interessados, já em 2017 apenas dois. E a quantidade de Aciclovir comprada foi 1.100% superior. Por quê? No mínimo, falta planejamento e cuidado com os recursos públicos na Secretaria de Saúde de Queimados”, frisou.
Segundo o deputado Zaqueu Teixeira, as reclamações de moradores da cidade sobre a falta de medicamentos de uso contínuo, como insulina, nos postos de saúde o levaram a estudar as últimas licitações da área.
Vale lembrar que esta é a segunda vez que o parlamentar entra com representação contra a gestão municipal de Queimados. A motivação da primeira foi a falta de licitação para coleta de lixo e o prefeito acabou multado em mais de R$ 9 mil.

Categoria Notícia
Zaqueu aprova a emenda para a Maternidade Bom Pastor pelo terceiro ano consecutivo
20 dezembro, 2018

Categoria Notícia
Projeto permite que microempreendedores individuais se inscrevam no Cadastro de Contribuintes do ICMS
24 outubro, 2018


Categoria Notícia
Feirantes e os moradores do Conjunto São Jorge dão apoio a chapa Indio e Zaqueu Teixeira
05 outubro, 2018