Categoria Notícia
Projeto de lei da moda é aprovado na Alerj
16 dezembro, 2015

Aprovado, em segunda discussão, nesta quarta-feira (16/12), o projeto de Lei 160/2015, de autoria do deputado estadual Zaqueu Teixeira, cujo objetivo é valorizar a moda no Rio de Janeiro. Zaqueu agradeceu aos parlamentares pela aprovação sem ressalvas, já que o texto não recebeu nenhuma emenda. “Obrigado a todos. Este projeto foi construído com o segmento de moda em razão do esvaziamento do setor. Conto com a sensibilidade do governador para sancionar a lei”.

A sanção do texto do PL 160/2015 pode representar um fôlego importante para o setor de moda no estado, que vem experimentando um esvaziamento. O último golpe foi o adiamento das edições do Fashion Rio, a semana de moda carioca, que já foi palco para o surgimento e consolidação de diversas marcas com a cara do Rio. O movimento atual é de êxodo para a famosa semana de São Paulo.

O Rio de Janeiro já movimentou mais de 20 milhões por ano, só com as exportações de produtos fabricados aqui. O ciclo da moda é responsável também por pavimentar diversos outros mercados, o que aquece a economia e gera empregos.

Foi de olho nesta lacuna que o deputado estadual Zaqueu Teixeira, presidente da Comissão de Cultura da Alerj, reuniu um grupo de trabalho com representantes de instituições, como FGV, Firjan e Unigranrio, para criar o Projeto de Lei que implementa a Ação Estadual de Valorização da Moda.

Outra inovação do PL 160/2015 é a criação do selo “É moda do Rio”, que certifica produtos criados e produzidos no Estado do Rio de Janeiro e que comprovadamente se mostrem representativos da cultura e do estilo de vida local. Os selos serão entregues em cerimônia de premiação anual, organizada pela Comissão da Moda.

Luiz Fernando Pezão, governador do Rio, tem 15 dias para sancionar o vetar a lei.