Categoria Notícia
Os dois lados da mesma moeda: novo livro de Zaqueu Teixeira
12 julho, 2014

Neusa Oliveira

Após 13 meses à frente da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, o deputado estadual Zaqueu Teixeira lança terceiro livro.”Acho que surpreendi muita gente, principalmente, porque poucos conheciam minha trajetória pessoal. Uma trajetória marcada por desafios que me aproximaram da realidade social e me mostraram a importância das políticas públicas na garantia da cidadania”, afirma.

Os desafios de um delegado no comando de uma secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos são contados no livro ‘Os Dois Lados da Mesma Moeda: Mais direitos sociais, menos violência’. O livro também traz um pouco da vida de Zaqueu, desde o seu nascimento, em Queimados, a infância em situação de risco, a formação em Direito, em um contexto de fim da Ditadura Militar e pré-democracia, o que favorecia a uma enormidade de discussões acerca do período negro vivido pelos brasileiros, o fim do cerceamento de todos os direitos, assim como a ânsia por implantar uma nova visão dos direitos humanos e sociais, seu ingresso na Polícia Civil e, por fim, na política: como deputado estadual, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos,entre outros.

Nesse ambiente riquíssimo, Zaqueu formou seu caráter político-social, enriquecido por seu caráter pessoal, que já fora cunhado por uma mãe zelosa e trabalhadora, por sua busca por uma vida mais digna, pela sua observância das realidades diferentes da sua: ora piores, ora melhores, bem como pela sua capacidade absorver informações e e transformá-las em experiências positivas.

‘Os dois lados da mesma moeda: Mais direitos sociais, menos violência’ completa a produção literária de Zaqueu Teixeira. Seu primeiro livro foi ‘Na moral:a inteligência vence o crime’, que conta em detalhes como foi a operação que culminou na prisão do assassino de Tim Lopes, Elias Maluco, sem que nenhum tiro fosse disparado. Na época Zaqueu era Chefe da Polícia Civil. O segundo ‘Pronasci: pai e mãe das UPPs’, narra o processo de criação, no Ministério da Justiça, do Programa Nacional de Segurança com Cidadania, projeto que precedeu a instalação das UPPs e gerido em todo o território nacional.