Categoria Notícia
Secretários serão convocados para discutir greve dos policiais civis
17 Março, 2017

Como resposta ao governo do estado, que não enviou representantes convidados a audiência pública realizada na última segunda-feira (13/03), o deputado Zaqueu Teixeira (PDT) aprovou na reunião ordinária, desta terça-feira (14/04), da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia a convocação dos secretários de Fazenda, da Casa Civil, de Segurança Pública e o Procurador-Geral do Estado para discutir caminhos que ponham fim a greve da Polícia Civil.

O parlamentar já havia demonstrado sua insatisfação durante a primeira audiência, quando criticou duramente a ausência do secretário de Segurança, delegado Roberto Sá. “É lamentável a ausência do secretário de Segurança Pública. Assim ele coloca uma enorme responsabilidade nas costas do chefe da Polícia Civil, que, nós sabemos, tem limitações no processo de negociação. A finalidade do parlamento é mediar e é isso que buscamos aqui, mas o governo precisa assumir seu compromisso. Agora, o secretário da pasta não estar presente numa audiência que visa acabar com o conflito, é no mínimo desagradável. É necessário ter um calendário que minimamente atende as reivindicações dos policiais e ponha fim a essa greve que já dura mais de 50 dias, pois é a sociedade que está sendo prejudicada. Se o representante da pasta não atende convite, precisamos convocá-lo”, enfatizou o parlamentar.

A presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, deputada Martha Rocha (PDT), e os demais parlamentares decidiram pela convocação para a próxima audiência, ainda sem data, os secretários de Fazenda, da Casa Civil, de Segurança Pública e o Procurador-Geral do Estado.

Participaram da primeira audiência pública os representantes das entidades de classe da Polícia Civil: Fábio Neira, presidente da Colpol-RJ; Márcio Garcia, presidente do Sindpol-RJ; Marco Antônio, presidente da Appol; Denise Rivera, presidente da Aperj e Rafael Barcia, presidente do Sindelpol-RJ. Os deputados Martha Rocha (PDT), que preside a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, Paulo Ramos (PSOL), Gustavo Tutuca (PMDB) e Flávio Bolsonaro (PSC). E ainda Carlos Leba, chefe da Polícia Civil, e Murilo Leal, chefe de gabinete da Secretaria de Governo.